Muitos efeitos de extinção para muitos tipos de fogo
Efeitos extintores em substâncias combustíveis orgânicas sólidas
Comportamento eficaz de evaporação e transferência de calor
Incêndios de todas as substâncias da classe de incêndio A, como, por exemplo, madeira ou plástico podem ser apagados com F-500 EA.
O agente extintor F-500 EA possui alta capacidade extintora na concentração misturada com água. A mistura deve ser de 0,1% a 1% de F-500 EA. O efeito de resfriamento deve-se principalmente ao comportamento efetivo de evaporação no calor.
Substâncias combustíveis sólidas podem, portanto, ser extintas com muita facilidade. Como resultado da formação de gotículas finas de um tubo de jato padronizado, a transferência de calor da superfície das substâncias combustíveis para o agente extintor é ideal. Em comparação com a extinção convencional com água sem aditivos ou espuma, pode-se esperar uma economia média de recursos 80%. Desta forma, as brigadas de incêndio departamentais, que possuem carros de bombeiros com menor volume de água, podem obter melhor sucesso na extinção.
Efeitos extintores em substâncias combustíveis orgânicas sólidas especiais – como feno, palha, algodão, resíduos, borracha, carvão marrom, turfa…
Maior ação capilar e profundidade de penetração
Essas substâncias são particularmente importantes na agricultura, processamento e descarte de resíduos, armazenamento de pneus e processamento de carvão.
A aparência desses combustíveis sólidos é caracterizada pelo fato de não serem compactos, mas de uma forma mecanicamente finamente distribuída. Portanto, há uma proporção quase ideal de combustível para suprimento de oxigênio. Outro ponto importante é que muitas substâncias orgânicas possuem alto teor de celulose. Devido ao alto teor de oxigênio do material, a combustão é promovida “de dentro” para fora do combustível.
A adição de F-500 EA à água atua como agente umectante e, devido ao aumento da ação capilar, permite a penetração em áreas mais profundas da substância em chamas. Se o agente extintor for aplicado na agricultura (por exemplo, em caso de incêndio no palheiro) usando as lanças extintoras existentes, o efeito é ainda mais intenso.
Efeitos extintores na queima de líquidos polares e não polares
Rápida extração de calor e encapsulamento
Combustível diesel, óleo de aquecimento, combustível de aviação (Jet Petrol, querosene), sebo de vela, fogo pertencente à classe de fogo B, betume.
O efeito extintor do F-500 EA em líquidos inflamáveis, no que diz respeito ao fogo flamejante, baseia-se no efeito de quebra da cadeia radical e no efeito seguro (fechamento das partículas do combustível líquido pelo tensoativo com a formação de micelas). Quando o mecanismo da cadeia radicais é interrompido, a reação da chama é diretamente afetada. Isso se deve ao efeito inibidor do agente extintor na forma de distribuição fina das gotículas do agente extintor.
Isso resulta no efeito extintor tridimensional do F-500 EA ao extinguir incêndios contínuos.
A mistura deve ser 3% F-500 EA. Se o F-500 EA for aplicado diretamente no líquido inflamável e for mecanicamente agitado, o efeito micelar se desdobra. Isso significa que o líquido inflamável é encapsulado pelo F-500 EA – daí o nome “efeito seguro”. Forma-se uma emulsão. Esta emulsão é mais estável quanto menor for a pressão de vapor do líquido inflamável. O efeito micelar também é obtido com as chamadas caldeiras baixas (por exemplo, gasolina com ponto de fulgor abaixo de -20 graus Celsius). Para limitar os vapores deste líquido inflamável a longo prazo, eles também devem ser cobertos com espuma de baixa expansão, sendo que a cobertura de espuma é adicionalmente estabilizada pelos efeitos extintores anteriores do F-500 EA e pela meia-vida da água (WHZ) da espuma é estendida.
Ao extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis com o F-500 EA, é importante observar que o agente extintor não pode fluir para a superfície como no método de extinção de espuma, mas com a ajuda do jato de spray do nosso F-500 AWG Bicos Venturi ou um bico padronizado mecanicamente rodado.
Efeitos de extinção com gases combustíveis
Desligue o fornecimento de gás imediatamente! Sem exclusão!
Não apague, mas desligue o fornecimento de gás para não aumentar o risco de explosão.
Garrafas de gás frias: Se houver um incêndio nas proximidades das garrafas de gás, elas são resfriadas para evitar que elas explodam. Devido à distância de lançamento, o resfriamento é feito com um jato de água completo por trás da tampa. Este é também o ponto de partida do F-500 EA. O efeito de resfriamento é duas a três vezes maior do que quando se utiliza água sem aditivos.
Efeitos de extinção em incêndios de metais leves
Capacidade de refrigeração extremamente alta para mais segurança
Tochas de magnésio, bengala e magnésio, alumínio, ligas de alumínio-magnésio e e. B. As partes do corpo feitas dos metais leves mencionados podem ser extintas por bombeiros treinados com F-500 EA.
Metais alcalinos como B, o sódio não pode ser extinto com o F-500 EA!
O efeito extintor de incêndios em metais é baseado na capacidade de resfriamento extremamente alta da mistura F-500 EA/água. É assim que o efeito de resfriamento se desenrola. Uma ligeira reação do metal é esperada quando o agente extintor é aplicado pela primeira vez, mas isso não ocorre se o agente extintor for aplicado novamente sem interrupção.
A mistura deve ser 3% F-500 EA. O F-500 EA evita que a água se divida em hidrogênio e oxigênio. Isso significa que não há formação de oxi-hidrogênio. As substâncias F-500 EA formam uma pele protetora ao redor das gotículas de água (formação de micelas) e absorvem rapidamente o calor existente. Em contraste, um agente extintor à base de espuma não é adequado para extinguir incêndios em metais. Pó e areia levam muito tempo para apagar incêndios de classe D. Eles quebram o calor existente (com temperaturas acima de 2000 graus Celsius) apenas muito lentamente.
Os metais leves do grupo dos metais alcalino-terrosos (por exemplo, magnésio) ou do grupo boro (por exemplo, alumínio) podem ser extintos. Para evitar uma explosão de pó, o agente extintor deve ser aplicado suavemente nos grânulos ou pós desses metais.
Efeitos de extinção em incêndios de gordura
Resfriamento eficaz e efeito seguro
Cozinhar gordura, gorduras em fritadeiras.
A queima de gorduras pode ser extinta com F-500 EA através do efeito de resfriamento e efeito de emulsão, ou seja, através do efeito seguro resultante, e a re-ignição pode ser evitada. Ao usar nosso extintor de névoa de água de 6 L, o agente extintor F-500 EA é aplicado suavemente na superfície (por exemplo, em uma fritadeira) através do bico de névoa de pulverização. Este modelo é adequado e aprovado como extintor de incêndio com graxa para classe de incêndio F (e para classe de incêndio A). Os bombeiros usam uma mistura de água F-500 EA a 3% em um ataque rápido e umedece e extingue usando um jato de pulverização fino com nosso bico turbo F-500 AWG VENTURI 75-C 2L ou um tubo de jato oco padronizado e proporcionador.
Efeitos de extinção na queima e reação de baterias de íon de lítio
O mais alto desempenho de extinção de todos os agentes extintores conhecidos
Os dispositivos de armazenamento de energia recarregáveis são uma fonte de energia usada bilhões de vezes com uma densidade de energia muito alta nos setores industrial, comercial e privado. As baterias de íons de lítio podem ser encontradas, por exemplo, em veículos motorizados (e-cars), sistemas domésticos (armazenamento solar / geradores de energia), laptops e telefones celulares, equipamentos de trabalho técnico e muitos outros pequenos dispositivos elétricos.
As baterias de íons de lítio geralmente pegam fogo devido a curtos-circuitos. Incêndios na bateria podem ser causados por sobrecarga, danos mecânicos de um acidente ou calor externo extremo de incêndios. Quer se trate de uma bateria de célula única ou de células múltiplas, o aquecimento das células, o aumento da pressão e o desenvolvimento de um incêndio explosivo podem incendiar o ambiente.
A energia liberada é muito alta em certos pontos e em baterias multicelulares pode causar a ignição das células vizinhas (desvio térmico), o que torna toda a bateria um perigo potencial com temperaturas acima de 1000 graus Celsius. Um agente extintor eficaz que também possa impedir essa reação em cadeia dos elementos individuais da bateria deve ter uma capacidade de extinção particularmente alta. A água por si só é questionável em termos de desempenho de extinção.
O F-500 EA com pelo menos 1% de mistura à água tem o maior desempenho de extinção conhecido até o momento e, portanto, é recomendado para uso em incêndios em baterias sem exceção. Ao extinguir com o F-500 EA, ocorre um grande efeito de resfriamento e a rápida reativação das baterias no modo de curto-circuito devido à alta energia de reação é reduzida de forma sustentável.
A tensão superficial da água também é bastante reduzida pela adição de F-500 EA. Como resultado, as baterias são intensamente molhadas e o calor que se desenvolve é muito bem dissipado. O forte efeito de resfriamento pode, portanto, se desdobrar exatamente na superfície das células individuais, onde é mais eficaz.
F-500 EA é um agente encapsulador. Tem a capacidade de encapsular combustíveis e gases combustíveis e, assim, inibir seu efeito oxidante (efeito SAFE). Isso tem um efeito benéfico na formação da quantidade e na redução do efeito de gases tóxicos de exaustão, como o fluoreto de hidrogênio.
O risco de liberação de fluoreto de hidrogênio quando as baterias pegam fogo é causado pelos eletrólitos resultantes. Esses eletrólitos consistem em uma mistura de solventes contendo fluoreto de polivinilideno e sais condutores contendo flúor.
Se beneficia com F-500 EA
Benefit of the socie where we operate. A success website obusly needs great design to be one of the top 10 IT companies in India but the web design is not enough.
Maior Segurança
Meio Ambiente
Maior economia










