Quando se trata de combate a incêndios, “segurança” é o fator chave. Em situações operacionais, a situação deve primeiro ser explorada, avistada e avaliada na fase inicial. Os eventos geralmente ocorrem tão rapidamente que o comandante de operações precisa tomar decisões rápidas.
Um incêndio em si é sempre um fardo pesado para o meio ambiente devido ao incêndio e sempre há um incêndio a mais. Para limitar os danos, não só é necessária a escolha certa do agente extintor, mas também as propriedades ambientais e a compatibilidade ambiental do agente extintor. O uso do F-500 EA permite uma intervenção mais rápida e eficaz no incêndio. Este aumento do desempenho de extinção com menor consumo de água de extinção reduz o impacto ambiental. A extinção acelerada reduz a poluição do ar por fumaça e fuligem. A alta capacidade de resfriamento do F-500 EA e a redução na inflamabilidade dos combustíveis também permitem que os incêndios sejam contidos. Desta forma, danos consequentes ao meio ambiente podem ser evitados.
F-500 EA é caracterizado por seu comportamento cuidadoso com o meio ambiente. Todos os ingredientes podem ser considerados ecologicamente corretos e ecologicamente corretos e são classificados como prontamente biodegradáveis de acordo com a OCDE 306 e 301b. Em tempos de dramáticas alterações climáticas, o nosso agente extintor cumpre as tarefas associadas – cada vez maiores – e apoia a preservação dos espaços de habitação a longo prazo.
Um agente extintor universal
A maior variedade permanece calculável
O F-500 EA pode ser usado em muitos tipos de fogo .
O F-500 EA pode desdobrar todas as suas vantagens diretamente em cerca de 98% de todas as operações de incêndio, pois são classificadas na classe clássica de incêndio A, bem como em materiais que se tornam líquidos em caso de incêndio, como o plástico. Estas não são apenas substâncias combustíveis orgânicas geralmente sólidas, mas também substâncias que estão em uma forma especial – como, por exemplo, Por exemplo, feno, palha, algodão, resíduos, borracha, linhita e turfa.
Líquidos inflamáveis - principalmente aqueles que possuem ponto de fulgor acima da temperatura normal – também podem ser extintos de forma eficaz e segura com o F-500 EA com a tecnologia de aplicação adequada devido ao encapsulamento de partículas de líquido inflamável (efeito emulsificante).
Gases inflamáveis: Os cilindros de gás podem ser resfriados intensamente, pois a transferência de calor de uma superfície quente para a mistura F-500 EA-água é muito alta.
Metais inflamáveis: Mesmo com incêndios de metais – exceto para metais alcalinos – um bom efeito de extinção pode ser alcançado por extintores treinados com F-500 EA.
Gorduras: No caso de incêndios em fritadeiras, é garantido um bom efeito de extinção devido ao efeito de resfriamento rápido e ao efeito SEGURO do F-500 EA através do bico de pulverização do extintor de incêndio.
O F-500 EA tem uma aplicação especial e uma eficácia única na extinção e prevenção de reações de decomposição em incêndios em baterias de íon-lítio.
Ao usar o F-500 EA, como mostrado, apenas um agente extintor precisa estar disponível para que quase todos os incêndios sejam extintos com sucesso. Os custos são, portanto, calculáveis.
Minimização do consumo de água em até 80%
Conservação de recursos e redução de custos
A água é o alimento mais importante do nosso planeta. No entanto, devido ao seu alto efeito de resfriamento, é usado para extinguir a maioria dos incêndios. Este efeito de resfriamento, também chamado de desempenho de extinção aqui, é tão fortemente apoiado pela adição de F-500 EA à água que – em comparação com os agentes extintores convencionais – até 80% do valioso recurso pode ser economizado. Apenas metade a um quinto da quantidade de água é necessária para extinguir o mesmo incêndio. O agente extintor na forma de água é melhor utilizado com o F-500 EA.
Uma menor quantidade de água – necessária para o combate a incêndios – também causa uma redução significativa na água de extinção a ser descartada e possivelmente contaminada. Isso leva a reduções de custos significativas.
Aumento do desempenho tático de extinção
Até três vezes o efeito extintor com a mesma quantidade de água
Quando misturado com água, o F-500 EA atinge cerca de duas a três vezes o efeito extintor – em comparação com a água sem aditivos. O desempenho tático de combate a incêndio de um veículo de combate a incêndio é, portanto, duplicado ou triplicado.
Isso significa que um veículo de combate a incêndio menor com uma mistura de F-500 EA pode ter o mesmo valor tático de um veículo de combate a incêndio grande em termos de desempenho de extinção, ou o contrário: a quantidade de água de extinção pode ser reduzido para o mesmo valor de uso tático sem reduzir o desempenho extintor. Isso é importante para os corpos de bombeiros que possuem um carro de bombeiros com um tanque de água de incêndio menor – como um TSF-W ou um MLF. Mesmo com recursos hídricos limitados tal. B. em incêndios de vegetação ou acidentes em auto-estradas, o maior efeito extintor é uma grande vantagem. O F-500 EA é, portanto, uma alternativa sem precedentes para garantir o sucesso da extinção sem a necessidade de solicitar um carro de bombeiros maior em muitos casos. Isso economiza tempo e dinheiro.
Tecnologia de extinção de incêndio existente em uso
Simplesmente bem sucedido sem equipamento especial
O F-500 EA usa a mesma tecnologia de combate a incêndio existente que é usada ao usar água. Os proporcionadores da carga do veículo também podem ser utilizados sem restrições. Obviamente, deve-se notar que o dosador é adaptado à vazão do tubo de jato para que a capacidade de sucção seja garantida. Um dosador Z2 deve, portanto, ser usado para um tubo de jato oco de acordo com DIN EN 15182-2 com um fluxo de volume de 235 l/min. Para que o agente extintor desenvolva o conhecido alto desempenho extintor, deve-se preferencialmente usar um tubo de jato oco. Nenhum equipamento especial precisa ser mantido disponível.
Uma atualização seria o uso de nossos bicos turbo F-500 AWG VENTURI 75-C ou 130-C, que agora são difundidos, para uso em ataques rápidos e incêndios incipientes, bem como para trabalhos pós-extinção. O sistema de sucção integrado para o concentrado F-500 EA elimina o design especial da linha de entrega.
Baixo consumo de agente extintor
Baixas taxas de mistura com sucesso rápido
O F-500 EA é caracterizado por uma baixa taxa de proporção. Ao mesmo tempo, possíveis tempos de extinção reduzidos garantem uma redução adicional no consumo de F-500 EA na mistura de agente extintor de água.
O F-500 EA é comumente misturado da seguinte forma para um combate a incêndio eficaz e bem-sucedido:
0,1 a 1 por cento de mistura para incêndios envolvendo substâncias combustíveis orgânicas sólidas (classe de fogo A) e 3 por cento de mistura para incêndios envolvendo líquidos combustíveis polares e não polares (classe de fogo B), metais leves combustíveis como ligas AL-MG (ou seja, em alguns áreas de incêndio classe D), queima de gorduras (incêndio classe F), bem como queima e reação exotérmica de baterias de íon-lítio.
Economia de Tempo de Operação
Economia de custos através de tempos de extinção mais curtos
Devido ao seu alto desempenho de extinção, o combate a incêndios com o F-500 EA atinge seu objetivo de forma mais rápida e eficaz. Isso não é importante apenas para os bombeiros profissionais, mas especialmente para os bombeiros voluntários.
Na Alemanha ocorrem cerca de 200.000 incêndios por ano, e o número de incêndios manteve-se neste nível nos últimos 15 anos, no entanto, o número de bombeiros voluntários diminuiu cerca de 10% neste período. Além disso, a maioria dessas operações de combate a incêndios ocorre entre as 6h00 e as 18h00 durante a semana em que os bombeiros voluntários estão com falta de pessoal.
Os tempos de implantação são minimizados devido ao efeito de extinção rápida do F-500 EA. Os membros da brigada de incêndio voluntária podem retornar aos seus empregos mais rapidamente e os pagamentos de compensação pela perda de rendimentos dos serviços de emergência são reduzidos. Tempos de extinção mais curtos também resultam em menos estresse físico.
Controle de Dano
Intenso Incendiário – Dano reduzido
Ao usar o F-500 EA, o fogo pode ser intervencionado de forma muito rápida e intensa. Isso reduz a quantidade de danos causados pelas consequências do incêndio. Altos custos de saneamento para a eliminação de danos causados por incêndios e custos adicionais para uma maior quantidade de água de extinção contaminada ou solo ou água subterrânea contaminada por espumas tóxicas podem ser evitados e os sistemas estruturais podem ser colocados novamente em operação mais rapidamente. Isso tem um efeito positivo nas seguradoras, segurados e empresas comerciais na preservação de empregos por meio de tempos de inatividade mais curtos ou inexistentes. Além disso, os danos consequentes causados pela formação de fumaça e fuligem são reduzidos.
Reduz o Risco de Surtos
Pausa para o relógio de fogo
Como resultado da umectação otimizada ao adicionar o F-500 EA, o risco de surtos também é reduzido. Um relógio de incêndio mais curto ou nenhum pode ser necessário.
Prazo de validade 15 anos como concentrado
Vida útil longa e sustentável
O F-500 EA Concentrate tem uma vida útil mínima de 15 anos em recipientes fechados quando armazenado em uma temperatura de armazenamento entre 0 graus Celsius e 60 graus Celsius. Como o agente extintor é usado mais cedo do que precisa ser descartado devido à sua vida útil muito longa, os custos de reposição são minimizados. Se as temperaturas estiverem abaixo do ponto de congelamento, o procedimento para usar o F-500 EA é o mesmo para usar água de extinção.
Sem propriedades promotoras de corrosão
O pH neutro evita o risco de corrosão
O concentrado F-500 EA tem pH neutro. Por isso, não altera o pH da água e pode ser usado em áreas onde a corrosão representaria um grande risco – como em usinas nucleares. O corpo de bombeiros usa acessórios de liga de alumínio. Ao contrário dos agentes espumantes contendo surfactantes, o F-500 EA não ataca essas conexões.
Evitar depósitos de calcário
Obstrução da válvula evitada
No caso de detergentes da gama alcalina, existe sempre o risco de formação de depósitos devido à interação com os minerais da água de extinção utilizada (cal). Se esses depósitos se soltarem, eles podem, no pior dos casos, levar a uma obstrução do fluxo ou até mesmo ao entupimento dos canais de pulverização finos de um tubo de jato oco.
Como o F-500 EA não é alcalino, não há risco de formação de calcário (crostas) nas conexões e também elimina o risco de entupimento por depósitos soltos.
Menores custos de descarte
Limpar apagar
Como o F-500 EA não espuma, seu valor de pH é neutro e pertence à classe 1 de risco de água, os custos de descarte são menores.
Nota: Em todas as circunstâncias, a autoridade responsável pelas águas residuais e, caso estas entrem numa rede de esgotos, a estação de tratamento de águas residuais devem ser informadas. Se necessário, a ficha de dados de segurança também deve ser fornecida e um acordo deve ser feito.
Sem perder tempo para intervir no fogo
Pronto para uso com nossos bicos Venturi F-500 AWG
Com nossos bicos turbo F-500 AWG VENTURI 75-C e 130-C, o concentrado de agente extintor F-500 EA pode ser misturado através do sistema de sucção integrado e extinto imediatamente sem qualquer construção especial da linha de entrega. Imediatamente traz benefícios especiais para ataques rápidos ou fogos incipientes.
Apague fogos flamejantes
Quase todos os incêndios são tridimensionais.
O F-500 EA é o agente extintor de escolha para todos os incêndios tridimensionais, bem como incêndios de fluxo, porque é uma combinação de agente extintor que extingue as chamas e minimiza o risco de reacendimento.
O pó extintor, por outro lado, apenas extinguiria as chamas por inibição heterogênea e não poderia evitar o risco de reacendimento.
Com seu efeito de separação e cobertura, a espuma extintora é usada principalmente para extinguir incêndios envolvendo líquidos inflamáveis como incêndios bidimensionais, por exemplo, incêndios em piscinas, incêndios de copos de tanque, superfícies de anel em tanques de teto flutuante ou para cobrir como medida de segurança para proteção contra ignição. O efeito de resfriamento é de importância secundária. Depende se é espuma de baixa, média ou alta expansão. Para que a espuma se extinga, ela deve cobrir toda a superfície de um líquido inflamável. O meio tempo de água (WHZ) da espuma deve ser tão grande que mantenha um teto fechado até que outras medidas para absorver e remover o líquido inflamável sejam concluídas com sucesso. Há também brigadas de incêndio que utilizam espuma de baixa ou média expansão em incêndios em veículos automotores. No entanto, o método de extinção para esta aplicação deve ser questionado e não é ensinado como tal, uma vez que os incêndios em veículos motorizados são na sua maioria incêndios de Classe A. Sem discussão, é geralmente aceito que incêndios tridimensionais não podem ser extintos com espuma.
O F-500 EA também é o agente de escolha para incêndios em piscinas, que podem ser extintos muito bem com relativamente pouco agente extintor devido ao efeito SAFE (efeito de encapsulamento) tornando o líquido inflamável inerte. A vantagem do F-500 EA também é a sustentabilidade do resultado da extinção. Dependendo do tipo de espuma, até 70% da quantidade de espuma seria destruída como resultado da combustão e mesmo que não queimasse (mais) se desintegraria como resultado da meia-vida da água e, portanto, não mais formar uma barreira de vapor. Ao contrário do F-500 EA, que forma uma emulsão estável com o líquido inflamável, que só se divide (desmistura) novamente com o tempo, dependendo da pressão de vapor do líquido. Nesses casos, no entanto, a poça de líquido pode ser posteriormente coberta com espuma de baixa expansão, caso em que a emulsão é então coberta que destrói a espuma muito menos do que o líquido inflamável original. Aqui o F-500 EA complementa o uso da espuma extintora de forma sensata.
Compatibilidade com concentrados de espuma convencionais
Protege a manta de espuma aplicada posteriormente
Se um ataque de extinção foi realizado com o F-500 EA, a espuma de extinção pode ser aplicada sem problemas. Cobrir uma superfície adicionalmente com espuma, por exemplo, pode ser considerado vantajoso para reduzir ainda mais o risco de reacendimento. A espuma aplicada não é destruída pelo ataque de combate a incêndio anterior com F-500 EA, mas é protegida porque uma emulsão estável se formou com o líquido inflamável e F-500 EA e a temperatura do produto foi reduzida pelo processo de combate a incêndio. A estabilidade da espuma é assim mantida por mais tempo. Se o ataque de combate a incêndio com o F-500 EA fosse precedido por um ataque de espuma, a mistura F-500 EA-água destruiria a manta de espuma – assim como pulverizar com água pura.
Totalmente extinguindo mesmo em altas temperaturas
O desempenho de extinção extremamente alto do F-500 EA é baseado no efeito de evaporação
Em uma sala de incêndio ou no caso de chamas de difusão, temperaturas de até 1100 graus Celsius podem ser esperadas em condições normais. No entanto, isso não é um problema para o F-500 EA, porque o F-500 EA intervém ativamente no fogo como agente extintor ativo e o efeito extintor é baseado na evaporação da mistura F-500 EA-água. Uma transição de fase da mistura líquida F-500 EA-água para vapor de água gasoso é, portanto, desejada e buscada, porque quando 1 litro de água evapora, ele retira mais de 2500 kJ de calor do fogo. A interação do tamanho da gota – gerada por tubos de jato ocos para uma transferência de calor ideal – e a formação significativa de vapor a 70 graus Celsius garantem uma retenção de calor intensiva. Ao mesmo tempo, o vapor de água que se forma desloca o oxigênio, que é necessário para queimar os sólidos ou o líquido inflamável. As finas gotículas de água ou as moléculas de vapor de água que se formam interagem com as moléculas de combustível gasoso reativo ou seus radicais e garantem que a combustão seja interrompida (o chamado efeito de inibição). O líquido não queimado combina com a mistura F-500 EA-água, isso encapsula as partículas líquidas e forma tecnicamente uma emulsão que em condições normais dificilmente pode ser inflamada (o chamado efeito SAFE). A este respeito, há também proteção contra re-ignição. seus radicais e asseguram uma reação de terminação da combustão (o chamado efeito de inibição). O líquido não queimado combina com a mistura F-500 EA-água, isso encapsula as partículas líquidas e forma tecnicamente uma emulsão que em condições normais dificilmente pode ser inflamada (o chamado efeito SAFE). A este respeito, há também proteção contra re-ignição. seus radicais e asseguram uma reação de terminação da combustão (o chamado efeito de inibição). O líquido não queimado combina com a mistura F-500 EA-água, isso encapsula as partículas líquidas e forma tecnicamente uma emulsão que em condições normais dificilmente pode ser inflamada (o chamado efeito SAFE). A este respeito, há também proteção contra re-ignição.
A espuma tem um efeito extintor passivo e apenas para incêndios bidimensionais classe B devido ao seu efeito de separação e cobertura ou efeito isolante. A espuma não é destruída apenas durante a extinção, mas também após a extinção. A espuma tem um mecanismo de autodestruição e, mais importante, é ainda mais instável quando entra em um ambiente quente. Em termos de tecnologia de extinção, fala-se da meia-vida da água da espuma. Este é o tempo que leva para metade da água escapar da espuma, que é uma medida da estabilidade da espuma.
A cobertura protetora da espuma é autodestrutiva e, em caso de incêndio, também é ativamente destruída pelo calor circundante do fogo e pelo contato com o líquido combustível ou sólidos quentes. Para um efeito extintor sustentável, uma reserva pós-espuma deve estar sempre disponível. Isso também deve ser considerado em conexão com a logística por trás disso e todo o esforço envolvido. Nesses casos, muitas vezes são necessárias demandas adicionais por composto de
Compatibilidade com componentes do sistema de extinção
Uso inofensivo em sistemas de proteção contra incêndio
Os componentes e processos adequados para uso em sistemas de extinção com aditivo de espuma também podem ser utilizados e são compatíveis com o F-500 EA.
O uso do F-500 EA em sistemas de proteção contra incêndio, que são projetados de acordo com as regras reconhecidas de tecnologia ou o estado da arte atual, é inofensivo com componentes aprovados para sistemas de sprinklers, sistemas de extinção de spray de água e equipamentos de extinção de água se o sistema é separado do lado da água potável. Como não há diferença apreciável na viscosidade da mistura F-500 EA/água versus água, a viscosidade da mistura não é importante.
A mistura F-500 EA-água deve ser tratada como água, não como espuma.
Compatibilidade com componentes do sistema de extinção
Uso inofensivo em sistemas de proteção contra incêndio
Os componentes e processos adequados para uso em sistemas de extinção com aditivo de espuma também podem ser utilizados e são compatíveis com o F-500 EA.
O uso do F-500 EA em sistemas de proteção contra incêndio, que são projetados de acordo com as regras reconhecidas de tecnologia ou o estado da arte atual, é inofensivo com componentes aprovados para sistemas de sprinklers, sistemas de extinção de spray de água e equipamentos de extinção de água se o sistema é separado do lado da água potável. Como não há diferença apreciável na viscosidade da mistura F-500 EA/água versus água, a viscosidade da mistura não é importante.
A mistura F-500 EA-água deve ser tratada como água, não como espuma.
Baixos custos para novas construções e conversão de sistemas de extinção
O F-500 EA permite menos armazenamento de água, bombas menores e menos armazenamento de água de extinção
Os custos para a nova construção ou conversão de sistemas de extinção, por exemplo, ao mudar o uso de salas de armazenamento para outras classes de risco ou para expandir áreas de armazenamento, geralmente podem ser significativamente reduzidos usando o F-500 EA. Devido à eficácia do F-500 EA, a proteção contra incêndio pode ser amplamente garantida com menos armazenamento de água. Os custos para um abastecimento de água maior, bombas e tubos maiores, bem como uma maior retenção de água de extinção, podem ser significativamente reduzidos. As vantagens claras são também os menores custos de manutenção e danos conseqüentes em comparação com os sistemas convencionais de extinção de espuma.F-500 EA tem pH neutro e não tem propriedades promotoras de corrosão em comparação com agentes espumantes, não há aderência, incrustações e depósitos nos sistemas.
Uma atualização convertendo sistemas de extinção de água pura em sistemas de extinção com a adição de F-500 EA – para então também um efeito de resfriamento muito maior e, portanto, uma capacidade de extinção mais alta – geralmente pode ser realizada sem problemas técnicos dentro de uma estrutura economicamente razoável. Basicamente, o uso de um sistema de extinção de incêndio F-500 faz sentido nos casos em que o fogo deve ser controlado, sua propagação evitada e um tamanho de gota menor é desejado. Os chamados sistemas de sprinklers ESFR geralmente não são adequados para retrofit, pois aqui é necessário um tamanho de gota grande.
Há uma variedade de riscos de incêndio, eventos de incêndio esperados e sistemas de supressão de incêndio. Uma declaração geral nunca pode ser feita sem comprometer a segurança operacional e a eficácia de um sistema construído de acordo com isso. Cada caso individual deve ser verificado individualmente por um especialista e especialista em F-500 EA.